Na madrugada desta sexta-feira (5), um grave acidente envolvendo um ônibus resultou na morte de pelo menos 10 pessoas em Itapetininga, no interior de São Paulo. O acidente deixou outras cinco pessoas com ferimentos graves, 13 com ferimentos moderados e 24 com ferimentos leves. Veja ao final da reportagem o mapa do local do acidente e fotos.
Resgate e atendimento médico
O ônibus transportava 52 pessoas. As vítimas foram socorridas e encaminhadas para o Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes (Hlob), em Itapetininga, para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e para o Hospital Adib Jatene, também em Sorocaba.
Segundo a assessoria do Hlob, 43 vítimas foram levadas para a unidade. Em boletim divulgado às 8h20, o hospital informou que seis vítimas estavam em estado grave, cinco em estado estável e 32 em estado leve. O CHS relatou que recebeu uma criança de dois anos com ferimentos leves, assim como o tio dela.
Detalhes do acidente
O acidente ocorreu no km 171 da Rodovia Francisco da Silva Pontes (SP-127). De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o motorista informou à equipe que o ônibus colidiu com um pilar de um viaduto após, supostamente, apresentar uma pane mecânica. O motorista deve prestar esclarecimentos à polícia nas próximas horas.
Impacto no trânsito
A faixa e o acostamento do sentido sul da rodovia foram bloqueados, e uma faixa do sentido Itapetininga também foi fechada para o trânsito. O trecho foi liberado por volta das 8h20, e o veículo foi removido para o canteiro central.
Origem e destino do ônibus
O ônibus partiu da cidade de Itapeva e tinha como destino a cidade de Aparecida. O veículo pertence à empresa de fretamento Onix Turismo. Em declaração à imprensa, a Onix informou que o motorista é funcionário da empresa. Também disse que o ônibus tem capacidade para 54 pessoas e foi fretado por um grupo religioso para realizar a viagem até Aparecida.
Atendimento às famílias
Por telefone, a Onix informou que o grupo costuma fazer a mesma viagem todos os anos e que todos se conheciam. A empresa destacou que está prestando atendimento às famílias e que já acionou o seguro.